14 março 2006

Rei por um ano

Após um naufrágio um homem se viu completamente nu numa ilha em que foi recebido, com pompas e circunstâncias, pelos seus habitantes que por crença acreditavam, que todos os anos um rei surgiria nu na praia.
Enquanto estava sendo coroado, ele ficou sabendo que após um ano de reinado seria desterrado para uma ilha em condições inóspitas. Naquela ilha estavam todos os reis anteriores, vivendo na maior penúria. Como rei, desde que não mudasse a constituição, ele poderia fazer qualquer coisa.

Ele procurou o guru da ilha e perguntou-lhe “o que fazer agora para influenciar aquele futuro inevitável". Este lhe disse: "Nu você chegou e nu partirás para aquela ilha. Enquanto for rei tudo poderá fazer e todo o recurso receberá. Use estes recursos para preparar a ilha que será o seu futuro e o futuro de todos aqueles reis que virão."

Seguindo o conselho do guru o homem, então rei, usou todo o seu poder para transformar a ilha inóspita num ambiente propício a uma vida prazerosa.

Desterrado no final do seu reinado, foi recebido como rei na outra ilha onde todos haviam se beneficiado do desenvolvimento por ele promovido. Assim, viveu para sempre no esplendor de um reino que ele criou e desenvolveu.
GRILLO, Nícia Q. Histórias da Tradição Sufis. Rio de Janeiro: Edições Dervish, 1994.
Resgatado por Sérgio Lins - Março de 2006


Free Hit Counter